forum-informatico
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Ajude a Asast
Patrocinadores
Últimos assuntos
» Artigo ethereum
Os open-space no ambiente de trabalho EmptyTer Set 24, 2019 1:16 pm por jpmartins

» Artigo Bitcoin
Os open-space no ambiente de trabalho EmptyTer Set 24, 2019 1:13 pm por jpmartins

» Novo site para desportistas / New site for athletes
Os open-space no ambiente de trabalho EmptyTer Dez 04, 2018 8:19 am por Admin

» Check used port with the command line
Os open-space no ambiente de trabalho EmptyTer Dez 04, 2018 8:10 am por Admin

» Check the port where mariaDB is running
Os open-space no ambiente de trabalho EmptySeg Dez 03, 2018 4:59 am por Admin

» Check the linux version
Os open-space no ambiente de trabalho EmptySeg Dez 03, 2018 3:12 am por Admin

» Granting rights to a database for a user
Os open-space no ambiente de trabalho EmptyQui Nov 29, 2018 2:04 am por Admin

» Create new user
Os open-space no ambiente de trabalho EmptyQui Nov 29, 2018 2:01 am por Admin

» Change level of password security level
Os open-space no ambiente de trabalho EmptyQui Nov 29, 2018 1:59 am por Admin

AdSense
Contributo

Os open-space no ambiente de trabalho

Ir para baixo

Os open-space no ambiente de trabalho Empty Os open-space no ambiente de trabalho

Mensagem  Admin Seg Nov 24, 2008 7:52 am

Li recentemente um artigo interessante sobre os ambientes de trabalho "em modo" open-space. De facto, a uma determinada altura, parecia que uma empresa "in", uma empresa "cool" ou uma empresa "na moda" tinha que funcionar em open-space.
Principalmente no que diz respeito às empresas de consultoria informática, quando estava eu a terminar a minha licenciatura e que andava à procura de estágio, a maior parte das empresas (senão todas) funcionavam em open-space. Isso era apenas uma das muitas características "engraçadas" de uma empresa de serviços informática "in". Outras que era muito frequentes, importantes (e mesmo essenciais!!!) eram "o espírito jovem", "o ambiente descontraído", o facto de poderes e alias teres de tratar por "tu" o big boss da empresa, etc. Penso que devem estar a reconhecer algumas dessas características.

O ambiente de trabalho open-space teria então sido criado de modo a melhorar a comunicação e a relação entre colegas de trabalho, eliminar barreiras físicas entre os diferentes níveis da organização, proporcionar um melhor ambiente, ajudar a aumentar a produtividade, entre outros. Pois bem. Segundo o tal artigo que vi, não tem nada a ver com isso.
E de facto, de maneira até bastante surprendente, tenho de concordar totalmente.
Trabalho no ramo de informática. Já trabalhei em 2 empresas de consultoria de serviços e informática. Neste momento estou num centro de pesquisa e por isso o ambiente é bastante diferente e o caso não se aplica. Mas aplica-se lindamente para quando estava numa consultoria!
Segundo este artigo, o open-space apenas serve para aumentar o grau de responsabilidade e dedicação do empregado para com a empresa. Senão vejamos. Já trabalhaste num open-space? Já tiveste de sair um pouco mais cedo do trabalho ou então mesmo depois de teres feito as 8 horas (e meia, hehehe) de trabalho legal? Não houve nenhum chico esperto (que até é aquele com quem até nem vais muito bem à bola e com quem nunca falas) que te disse? "então? tiraste a tarde livre?"
Pois bem, segundo o artigo o facto de trabalhar em open-space, faz com que as pessoas fiquem mais tempo no trabalho simplesmente porque, ao ir embora, toda a gente vê que essa pessoa está a ir embora. O open-space, é um sistema muito eficaz para os empregados de uma empresa se irem vigiando entre eles de forma "não oficial".
Por mais estúpida que pode parecer essa teoria, concordo plenamente com ela. E posso dizer que, em muitos casos essa técnica é eficiente. No meu caso, quando estava ao início da minha carreira, ficava mais tempo a trabalhar também para não ser dos primeiros a sair porque "parecia mal". Depois, quando já tinha mais alguma experiência (e algum juizo a mais também) já não ligava muito a isso. Quando tinha que ir embora ia e pronto.
E penso ser esta a atitude correcta a ter. Não é por ter feito horas extras que consegui progredir na carreira. Isso consegue-se fazendo-se um bom trabalho. Não trabalhando 12 horas em vez de 8.

Para além desta conclusão relativamente ao open-space, também tenho que dizer que não ajuda em aumentar a produtividade e a comunicação das pessoas. Muitas vezes quando estava num aperto e precisava de concentração, o vizinho da ponta da sala recebia um telefonema da mulher para decidirem as datas para as férias nas Bahamas. Nessas alturas para além de não conseguir a concentração necessária para efectuar o meu trabalho, só me apetecia pegar no teclado e espetá-lo no caco do tal. Ora digam-me lá, isso é aumentar a produtividade? isso melhora a comunicação? não me parece...

Isso é apenas o resultado de um breve artigo que li sobre o trabalho em open-space com o qual concordei bastante.

Gostava de saber opiniões exteriores sobre este tema...

Obrigado.
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 607
Data de inscrição : 21/01/2008
Idade : 46

https://forum-informatico.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos